Uma gestão profissional de pneus é necessária, se você quiser que seus veículos tenham redução no consumo de combustível.

Por isso, no post de hoje vamos conversar com os especialistas Beto Arnaud Jr. e Antônio Xavier, da Clínica dos Pneus, para descobrir como fazer essa gestão de pneus profissional.

Por que as empresas não investem em uma gestão profissional de pneus?

Um dia antes de entrevistar o Beto e o Antônio, eu abri uma enquete no meu perfil do Instagram, com o objetivo de saber como o meu público faz a gestão dos pneus na empresa.

Para falar a verdade, o resultado me surpreendeu, pois mais da metade dos respondentes só trocam os pneus quando eles estão carecas.

Resultados da seguinte enquete: "Como você faz a gestão dos pneus da frota hoje". 55% não faz, só troca quando ele está careca.
Menos da metade faz a gestão de pneus da frota

Essa ausência de gestão, não é por falta de informação. A importância do pneu na frota está cada vez mais difundido no mercado, não é à toa que a comunidade da Clínica do Pneu tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, além das comunidades do WhatsApp.

Com isso tudo na mesa, eu perguntei: “Por que as empresas não investem em uma gestão profissional de pneus?”

Para o Antônio, tudo começa sobretudo pela falta de cultura da empresa.

“A empresa não enxerga que os pneus são um patrimônio de alto custo. Em uma empresa que cada caminhão tem 8 pneus, e cada pneu custa 2 mil reais, a empresa tem 16 mil reais em contato direto no asfalto em cada veículo”

Antônio Xavier

Essa falta de percepção é prejudicial para a empresa, pois, enquanto ela lida com altos custos, ela poderia estar economizando para aumentar o lucro com fretes e outras operações.

“O pneu é o segundo maior custo da frota, que impacta diretamente no maior custo, porque deixar esse assunto de escanteio?”

Beto Arnaud Jr.

Quais as principais atribuições de um profissional de pneus dentro de uma empresa?

Para você poder levar a gestão de pneus a sua frota, você precisa entender as atribuições que um profissional de pneus tem.

Seja chamado de inspetor ou gestor de pneus, este profissional tem como objetivo fazer com que o pneu entregue o máximo de performance. Mas, como fazer para isso acontecer?

É necessário ter processos bem estabelecidos que respondam às perguntas de: “o que fazer, como e quando”. Então:

  • A cada quantos quilômetros deve-se ser feito o rodízio de pneu;
  • Qual o cronograma de calibragem;
  • Qual o parâmetro de calibragem;
  • Entre outras coisas.

“O gestor de pneus precisa medir o que o pneu está entregando no final do processo. Ou seja, sua calibragem, o paralelismo das rodas dianteiras, entre outras coisas”

Antônio Xavier

Mas, antes disso tudo, precisamos voltar ao bloco anterior em que falamos sobre cultura da empresa. Os envolvidos na frota precisam estar bem orientados sobre os cuidados que o pneu deve ter, por exemplo o motorista, que é o principal usuário dele.

Por onde devo começar a gestão de pneus?

Existe uma ordem lógica que o gestor de frotas ou pneus deve seguir. Primeiro, uma gestão profissional de pneus elimina desperdícios.

A borracharia precisa parar de ser um “pronto-socorro”, atendendo casos que não estavam esperando.

Depois de estancar a ferida, é necessário mapear os motivos desses desperdícios. É na calibragem que a empresa está errando? Ou na falta de organização?

“Ainda hoje, muitas empresas não quantificam suas perdas e prejuízos relacionados ao pneu” –

Beto Arnaud Jr.

Mapeando os desperdícios, está na hora de entrar em ação. Estruture e padronize a manutenção dos pneus (isso pode entrar no plano de manutenção preventiva).

Com tudo isso, você vai ter base para controlar e gerenciar as métricas dos pneus, descobrir quais as melhores marcas para sua frota, o CPK, e tornar sua frota mais lucrativa.

Que benefícios o profissional de pneus traz além da redução de custos?

Se todas essas atribuições são cumpridas corretamente, é inevitável que a empresa tenha uma redução no consumo de combustível, e no CPK dos pneus. No entanto, existem outros benefícios nessa gestão? Existe, e é a segurança.

A partir do momento que eliminam os desperdícios, começamos a falar de segurança, pois com as manutenções em dia, é evitado que os pneus fiquem carecas, que eles estourem na estrada, ou descalibrarem.

Não espere o momento perfeito para cuidar dos pneus sua frota

Sabe por que você não deve esperar pela oportunidade perfeita para cuidar dos pneus da sua frota? Por esse momento ser todo dia!

Não espere a diretoria contratar um sistema de gestão de frota, ou então contratar um profissional específico para isso. Se você é responsável pelos veículos, então também é responsável pelos pneus.

Colocando a mão na massa, algumas mudanças começarão a acontecer, e aos poucos, sua gestão terá recursos para trabalhar com o necessário.
Se você ainda não sabe como começar, leia e assista à conversa que tive com o Jean Zart, CEO do Prolog APP, sobre como fazer a gestão completa de pneus.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.