Comprar pneu não é coisa fácil: existem inúmeras marcas no mercado, características e objetivos que precisam estar alinhados com a operação da sua frota.

Por conta disso, no post de hoje, vamos trazer o Diego e o  Beto da Clínica do Pneu para mostrar o método certo de como escolher o melhor pneu para os seus veículos!

Conhecendo os nossos convidados!

Beto Júnior é o fundador da Clínica do Pneu, uma comunidade que conecta profissionais de pneus, incluindo fornecedores e consumidores, com o objetivo de encontrar oportunidades e impulsionar o mercado de pneus.

Enquanto isso, Diego é fundador da Paludo Treinamentos, empresa especializada em fornecer treinamentos para compradores e vendedores no ramo de pneus.

Qual critério você utiliza na compra de pneu para a frota?

Como dito anteriormente, existem inúmeros fatores que precisa ser considerado na hora de comprar novos pneus.

Por conta disso, surgem possibilidades na hora que você pausa para escolher.

Fizemos uma enquete com 187 onde eu quis descobrir o que o gestor faz na hora de comprar pneus, e tive o seguinte resultado:

melhor pneu para a frota

75% responderam que analisam todos os quesitos, enquanto 16% afirmam que levam o mais barato.

Somando pouco mais de 7%, existem aqueles que vão pela indicação ou que ficam perdidos.

Apesar da maioria esmagadora afirmar que analisa a compra, Diego explica que não é esse cenário que ele encontra no dia a dia.

Para ele, cada cenário é diferente, onde precisa se considerar parâmetros distintos.

Quem deve definir a compra do melhor pneu para a frota?

Segundo Beto, a autonomia de como escolher melhor o pneu para a frota deve ser dos gestores.

Muitas vezes, quem decide é o controlador ou o departamento de compras, mas é o gestor que acompanha o CPK da frota.

Por conta disso, o mais barato pode sair caro, e para evitar isso, é essencial a participação de quem saiba interpretar os indicadores dos pneus. 

Como analisar os dados do pneu para fazer a melhor compra?

Ter acesso a informações precisas sobre o histórico de cada pneu, incluindo valores pagos, gastos com recapagem e registros detalhados, é ideal para tomar decisões de compra assertivas.

Vamos listar tudo o que você precisa ter para te ajudar na próxima compra:

  • Preços dos pneus;
  • Custo por quilômetro rodado: Calculando o custo por quilômetro, é possível evitar desperdício de dinheiro ao escolher pneus que ofereçam uma melhor relação entre o preço pago e a quilometragem percorrida.
  • Custo por hora trabalhada: Em determinados setores, como mineração, a métrica utilizada pode ser o custo por hora trabalhada. É fundamental obter informações sobre essa métrica específica para tomar decisões de compra adequadas.
  • Interpretação dos dados e gestão: Além de coletar os dados, é crucial saber interpretá-los corretamente e utilizar métricas como o Custo por Quilômetro (CPK) ou Custo por Hora (CPH) para uma gestão eficaz. Isso envolve a capacidade de analisar e utilizar os números obtidos para tomar decisões informadas na compra de pneus para a frota.

Como a gestão de pneus influencia na compra?

Os indicadores do pneu são afetados diretamente pela forma que é feita a gestão de pneus.

Sendo assim, o gestor precisa se atentar neste detalhe.

Por exemplo: Como você quer comparar o custo-benefício de pneus de marcas diferentes, se você não calibra ambos da mesma forma?

O pneu mais caro pode ter um desempenho menor do que um pneu barato, só que bem cuidado.

Diego Paludo

Que erro o gestor deve evitar para comprar o melhor pneu para a frota?

A falta de comunicação entre a gestão de frotas e o setor de compras.

No fim, ambos os lados tem o mesmo objetivo: reduzir custos. Mas, enquanto o gestor quer alcançar essa redução escolhendo o melhor pneu para a operação, o setor de compras quer escolher pelo menor preço.

Por conta disso, é essencial alinhar as expectativas, para que uma economia a curto prazo impacte a de longo prazo.

Por fim, não se esqueça que sempre existirá a opção de recapar os pneus.

A recapagem é um processo que prolonga a vida útil do pneu, onde é reposicionada a banda de rodagem e a carcaça é reparada.

Muitas vezes, a recapagem permite que o desempenho de um pneu se equipare a um novo.

Curtiu o nosso conteúdo de hoje? Não deixe de conferir o nosso bate papo completo em nossa live sobre como escolher o melhor pneu para a frota na hora da compra!

Além disso, conheça também o Contele Rastreador, nosso sistema de gestão de frotas que trará facilidade e ótimos resultados para a sua gestão!

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.